10 Dicas para Organizar seu Casamento

Olá! Hoje é domingo e para começar a semana bem, o que acha de fazer um planejamento? Toda noiva deseja ver tudo caprichado e organizado de acordo com os seus sonhos. Isso deve acontecer desde o início da organização do casamento.

Todos os anos, o mercado de noivas avança. De acordo com o Infomoney, em 2013, o setor de eventos movimentou R$ 14 bilhões. Isso inclui o aluguel de salões, decoração, buffet e música. Isso quer dizer que, os maiores gastos nesta área estão nos aluguéis de espaços, buffet, decoração e música que somando aos outros são capazes de deixar uma noiva desesperada. Mas se acontecem imprevistos?

Uma novidade é que os imprevistos sempre irão acontecer. Mas, para estar preparada para eles, é necessário fazer um planejamento junto com seu noivo:

1. Defina a Data do Casamento


Dependendo da data, os valores podem estar mais altos ou baixos. Geralmente, os meses de setembro, outubro, abril e maio (mês das noivas) costumam ter um custo maior do que os outros meses do ano.

2. Faça um Orçamento de Quanto Gastar


O orçamento é uma dos primeiros itens que os noivos devem fazer, antes de tomar qualquer decisão. Verifique se você terá ajuda financeira dos seus pais, padrinhos ou amigos. Quanto vocês poderão dispor de seu salário para começar a pagar o primeiro fornecedor? Veja alguns valores no artigo "Quanto Custa Casar" e elabore uma planilha com os valores item.

3. Defina a Quantidade de Pessoas


A quantidade de participantes do evento é um item primordial para definir o fechamento de contratos como buffet e espaço. Portanto, faça uma lista com todas as pessoas que você pretende convidar e adapte-a de acordo com seu orçamento. Faça o download da minha lista de convidados do Casei me Amarrei! Para visualizar a planilha completa, abra com o Google Docs.

4. Escolha o Ambiente da Cerimônia


Será a noite? Em uma chácara ou salão de festas da igreja? Será de dia, ao ar livre? Defina o ambiente e a estação do ano! Como meu casamento foi ao ar livre, não queria que chovesse! Estava me programando para alugar tendas em Brasília, mas o valor é absurdo. Orei para não chover e a cerimônia aconteceu ao ar livre, no dia 04/01/2013, foi perfeita e não caiu uma gota de água! Foi arriscado da minha parte, pois dezembro e janeiro são meses chuvosos e o céu estava um pouco nublado. Por isso, oriento as noivas a pensarem em todos os detalhes antes de alugar o local.

5. Escolha as Cores da Sua Decoração


As cores serão solicitadas quando for fechado o contrato com a empresa que fará a decoração do casamento. O artigo "Paleta de Cores: Veja Sugestões Diferentes para Seu Casamento", da GNT, é bem interessante e possui cores incríveis para auxiliar a noiva a decidir. Após definir as cores, poderá criar uma pasta no computador e selecionar fotos de casamento na internet de acordo com as cores que você gostaria para o casamento.

6. Defina as Pessoas que Te Ajudarão na Organização


Toda noiva tem uma pessoa que irá ajudar do início ao fim do casamento. No meu, a Aline Gonçalves, do blog livrosyviagens foi uma delas. Agradeço muito tudo o que ela fez por mim. Tive várias ajudas: minha vó e tias com as lembrancinhas da mesa e os doces, minha madrinha Ci com o vestido de noiva e diversos outros detalhes, a cerimonialista que organizou cada passo que eu ia dar, enfim....tive muita ajuda!! Você não precisa fazer tudo sozinha e ficar que nem uma louca (rsrsrs) para organizar tudo. Mantenha o controle, decida tudo e peça ajuda.

Só não deixe as pessoas definirem algo que você não deseja no evento!

7. Procure um serviço de Cerimonial

Demorei muito para fechar com uma cerimonialista. Tive muitas dúvidas e dificuldade para encontrar uma pessoa confiável. Mas, eu consegui! Meu marido me ajudou e deu tudo certo. A cerimonial, geralmente, já tem vários contatos que podem poupar uma noiva do estresse e a minha me ajudou nisso.

8. Pesquise muito, antes de contratar

No meu casamento tive dificuldades de pagar alguns fornecedores. Como não tinha feito um planejamento, me senti perdida, mas também pedi muitos descontos. Veja algumas sugestões que podem auxiliar nesse momento:

9. Feche contrato primeiro com os fornecedores mais importantes

No meu caso, considerei como mais importantes, os itens com maior valor, tais como os salões de festas, decoração, viagem e buffet. Tive que fechar esses contratos para me organizar para os pagamentos. Alguns foram ganhados, outros conseguimos pagar! Foi ótimo!

10. Seja Feliz

Com tudo encaminhado, você só precisa fazer os pagamentos, controlar o fechamento de cada item e curtir o momento da organização! Passei por muito momentos durante o meu noivado, chorei, me diverti, brinquei, etc. Espero que esse artigo, ajude algumas noivas que se sentem perdidas a encontrarem a melhor forma de organizar tudo.

Está organizando seu casamento ou já organizou? Deixe suas dicas ou sugestões aqui nesse post! Vai ser ótimo ajudar as noivas que estão precisando.

Marcadores: ,